14 julho 2013

Outras Estantes; Eça Agora: Marcelo Rebelo de Sousa é o Jacinto

Um dia, o criado Grilo, referindo-se ao seu patrão Jacinto, exclama: "Sua Excelência sofre de fartura!..." Que fartura era esta? Não é uma só, são muitas. Por um lado, Jacinto é rico; por outro, é culto ("as letras, a tabuada, o latim entravam por ele tão facilmente como o Sol por uma vidraça", diz Zé Fernandes, o narrador de "A Cidade e as Serras"); por outro, ainda, é dado à modernidade, à geringonça que a civilização vai pondo ao dispor de cada um.
Deixando de lado a riqueza material - não vimos nem quisemos ver a conta bancária do nosso Marcelo -, é certo que também este absorve, tão facilmente quanto a vidraça, seja que conhecimento for. É esperto, é culto, é inteligente, é superior. E, o que é mais, não passa o professor sem a geringonça, supondo-se que ele se tornaria no mais feliz cidadão do mundo caso alguém inventasse um telemóvel que permitisse falar com dez pessoas ao mesmo tempo e a qualquer hora do dia ou da noite.
Mas há em Marcelo, como houve em Jacinto, a tentação da simplicidade. Da vida no campo, da vida nas serras. Se a personagem de Eça ganha o seu céu particular quando se muda de Paris para Tormes, junto ao rio Douro, tem o professor a casinha de Celorico de Basto. E, tal como Jacinto, é quase certo que Marcelo tem a tentação de disciplinar o pensamento, impedindo que ele "se estonteie e se esfalfe, como na fornalha das cidades, ideando gozos que nunca se realizam, aspirando a certezas que nunca se atingem". Aposta-se singelo contra dobrado que, quando dá aulas, ou, graças a Deus, naquelas missas de que chega sempre à TVI para a conversa com Judite, também o professor aspira a que a sua alma "deixe o mundo rolar, não esperando dele senão um rumor de harmonia, que a embale e lhe favoreça o dormir dentro da mão de Deus".
Se Marcelo experimentasse uma temporada longe das geringonças, dos telemóveis, das televisões... Quem sabe?
Fonte Jornal Expresso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Retalhos no Mundo - 2013. Todos os direitos reservados.
Criado por: Roberta Santos.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo