17 julho 2013

Outras Estantes: Coleção Eça Agora: Pedro Santana Lopes é Dâmaso Salcede

Dizia o ensaísta António Sérgio, num artigo escrito em 1940 no jornal "O Diabo", que ninguém falava de Dâmaso Salcede porque não se fala de corda em casa de enforcado. E acrescentava que de todas as personagens queirosianas seria esta a "que vemos reproduzida na nossa terra em maior número de exemplares" (cf. A. Campos Matos, "Dicionário de Eça de Queiroz"). Figura secundária de "Os Maias", cuja génese tem origem num Dâmaso Mavião de "A Tragédia da Rua das Flores", Dâmaso Cândido Salcede (o nome diz tudo, como salientou aqui Carlos Reis) tinha, além de diversos defeitos, uma teoria que o tornou célebre: "Eu cá, com mulheres, a minha teoria é esta: atracão! Eu cá é logo: atracão!"
Só isto bastou para que nos fizesse lembrar alguém bem conhecido. Embora com uma injustiça que não podemos deixar de salientar. Dâmaso era baixo e gordo e, apesar de viver na distintíssima Rua de São Domingos à Lapa, odiava Lisboa, que considerava um "chinfrim", trocando-a de bom grado por Paris. Não obstante ser fanfarrão, era, ao contrário das provas que o nosso Pedro Santana Lopes tem dado, um cobarde de primeira água, sempre disposto a recuar e a desdizer-se à primeira dificuldade. Enfim, Dâmaso tem tantos defeitos quantos só uma personagem de Eça pode ter.
Há, no entanto, o seu lado chique e moderno ou, pelo menos, pretensamente moderno. Há a sua vaidadezinha, a sua forma de exibir, a sua propalada fama de conquistador feliz, a bazófia. Nada que, em doses homeopáticas, seja condenável. Nada que, com um severo controlo dos excessos, prejudique a boa imagem. E nisso, se necessário foi encontrar personalidade viva e atuante que - rejeitando os defeitos por excessivos - se encontrasse com Dâmaso na suavidade de um doce atracão... ah, bem, quem queriam que fosse senão o mais charmoso dos políticos e eterno promissor Pedro Santana Lopes? O único verdadeiro político que vive da Misericórdia que por ele temos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Retalhos no Mundo - 2013. Todos os direitos reservados.
Criado por: Roberta Santos.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo