11 abril 2010

Filme mostra Morro do Bumba quando local ainda era lixão

 rio de janeiro / chuvas

09/04/10 -  21h47

"Era um morro em combustão crônica", disse cineasta.

Especialistas dizem que investimentos incentivaram ocupação.


O Jornal Nacional teve acesso com exclusividade a imagens que mostram o passado do Morro do Bumba, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, que ajudam a explicar o que aconteceu na última quarta-feira (7), quando cerca de 50 casas foram atingidas por um deslizamento. No terreno foi erguida toda uma favela. O filme é de 1980.

Caminhões não paravam de trazer lixo sem nenhum tratamento. Ninguém sabe quantas toneladas foram jogadas morro abaixo. Funcionou assim por cerca de 15 anos.

Entre os catadores, havia até crianças. Tudo cercado de urubus e da fumaça, resultado do fogo permanente da queima do gás metano que sai do material em decomposição. O filme denunciava as condições do lugar, que passou a ser chamado anos depois de Morro do Bumba.

Há 30 anos, o cineasta Ronaldo German não voltava ao local que ele filmou quando era um grande lixão. Aqui passavam os caminhões, estavam os catadores. Depois, isso virou uma grande favela. E agora, ele vê o cenário da destruição.

Trechos de bairros de Niterói e de São Gonçalo estão sem luz Secretário não descarta novos deslizamentos no Morro do Bumba 'Morro do Céu é uma bomba relógio', dizem moradores de Niterói Trechos de cinco bairros do Rio estão sem luz, diz Light Ministro anuncia linha de crédito para cidades atingidas pela chuva Confira mais de 300 fotos enviadas pelos leitores sobre a chuva no Rio

--------------------------------------------------------------------------------

“A gente ficava 20 minutos, depois descia pra uma região onde não tinha fumaça. Era um morro em combustão crônica. O lixo formou uma montanha, eu já perdi a noção porque não vejo mais nada, são 30 anos”, afirmou.

Construção ilegal

Cláudio Mahler, professor de pós-graduação da Universidade Federal do Rio, especialista em tratamento de lixo, assistiu ao filme: “O destino de um lixão é um projeto de recuperação, até ficar totalmente inerte, sem produção de gás, sendo monitorado até terminar a emissão de chorume. Tem que estar fechado”, disse.

Ele afirma que não poderia ter construções em cima do morro. Uma foto feita por uma moradora na terça-feira, um dia antes da tragédia confirma que as casas se multiplicam sem controle.

Depois do deslizamento, o lugar ficou irreconhecível. “Foi crescendo, crescendo, crescendo, até que chegou a uma comunidade muito grande”, disse a moradora Rogéria Rodrigues da Silva.

Uma outra foto dos arquivos da Agência O Globo mostra que em 1996, na administração do prefeito João Sampaio, do PDT, as ruas que levam ao alto do lixão foram pavimentadas, o que abriu caminho para novas construções.


Investimento

O atual prefeito Jorge Roberto Silveira, também do PDT, administrou a cidade durante 15 anos. Ele confirma que continuou investindo em melhoria no lugar, o que segundo especialistas, incentivou a ocupação irregular.

“Teve escola, como todo os outros bairros pobres, médico de família, água luz, calçamento de ruas. Esse é um esforço que a gente faz pela cidade toda. Se eu pudesse ter previsto isso, evidentemente que eu teria evitado”, afirmou Jorge Roberto Silveira.

Como o Jornal Nacional mostrou na quinta-feira, estudos da Universidade Federal Fluminense, encomendados pela própria prefeitura de Niterói, apontavam os riscos de construções no Morro da Bumba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Retalhos no Mundo - 2013. Todos os direitos reservados.
Criado por: Roberta Santos.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo