05 abril 2010

A dramaturgia brasileira perde o ator e diretor Buza Ferraz

Ele tinha leucemia, passou mal em casa e morreu depois de sofrer três paradas cardíacas enquanto era atendido em um hospital no Rio de Janeiro. Buza tinha 59 anos idade e mais de 40 de carreira.

Na porta do Hospital Samaritano, no bairro de Botafogo, parentes e amigos se reunidos. Por volta de nove e meia da manhã, o corpo de Buza Ferraz foi levado para o velório.

Há alguns anos, o ator e diretor lutava contra uma leucemia. Apesar da doença, segundo a família, Buza Ferraz estava bem e tinha ido passar o feriado num sítio em Teresópolis, na serra fluminense. Lá, começou a se sentir mal, teve febre e muita tosse. A família o trouxe de volta ao Rio e nesse hospital ele teve três paradas cardíacas.

“O médico não associou com a leucemia. Ele teve alguma coisa semelhante a um edema pulmonar, tinha líquido no pulmão e foi muito forte”, conta Denise Maio, esposa de Buza.

O carioca Alberto Paulo Ferraz que começou a carreira no teatro, ainda adolescente. Na década de setenta, estreou na novela "Selva de Pedra", na TV Globo. Depois, enfrentou o desafio de interpretar um homossexual, em "O Rebu".

Se destacou em outras novelas, como "Brilhante" e "História de Amor". A última foi "Páginas da Vida", de Manoel Carlos, em 2006, no papel do advogado Ivã.

Em quadro décadas, foram mais de vinte novelas, minisséries e especiais. Número que só não foi maior porque Buza Ferraz também era apaixonado por cinema. Foi produtor de vários filmes, entre eles "Xica da Silva" e "Eu sei que vou te amar".

Depois, deu mais um passo: em 1997, escreveu o roteiro e dirigiu o longa-metragem "For all - trampolim da vitória", um musical romântico passado durante a segunda guerra, quando os americanos instalaram uma base militar no Rio Grande do Norte.

O filho caçula, Antônio Bento, de 18 anos, decidiu seguir os passos do pai. E os dois tinham planos juntos. Buza Ferraz ia dirigir uma peça de teatro escrita pelo filho.

“Meu filho estava louco porque o pai ia dirigir ele. Foi triste...”, declara a esposa de Buza.

Buza Ferraz deixa cinco filhos. O enterro está marcado para às quatro horas da tarde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Retalhos no Mundo - 2013. Todos os direitos reservados.
Criado por: Roberta Santos.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo